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Prepara motor SCX
+2
Admin
Xurito
6 participantes
SLOT-MASTERS :: OFICINA :: Motor
Página 1 de 1
Prepara motor SCX
Gostaria de saber, passo a passo, como preparar um motor SCX? Se alguem puder ajudar eu agradeço muito! Estou iniciando agora nesse Hobbie e estou prescizando melhorar meus tempos e voltas!
Xurito- Master
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Prepara motor SCX
Sei algumas coisas que podem ser feitas, vamos ver se conseguimos o passo a passo...
1) Lavar o motor com agua e sabão ou limpa contato e depois lubrificar
2) Tornear o coletor
3) Desenrolar e remover fio induzido
4) Balancear o induzido
Essas são algumas que sei que o pessoal faz por aí.
Ps. antes de fazer alterações no motor e caso você pretenda usar em uma corrida, conulte o regulamento previamente, pq da batante diferença (principalmente desenrolar o motor).rsrssr
abraxx
1) Lavar o motor com agua e sabão ou limpa contato e depois lubrificar
2) Tornear o coletor
3) Desenrolar e remover fio induzido
4) Balancear o induzido
Essas são algumas que sei que o pessoal faz por aí.
Ps. antes de fazer alterações no motor e caso você pretenda usar em uma corrida, conulte o regulamento previamente, pq da batante diferença (principalmente desenrolar o motor).rsrssr
abraxx
Última edição por Admin em Seg 12 Set 2011, 10:06 am, editado 1 vez(es)
Re: Prepara motor SCX
Amigos,
Apesar da marca SCX ser um marca tipo brinquedão tem o melhor motor pra mexer, da pra até errar, algumas coisas, e depois dá pra corrigir.
Alguns tópicos pra prestar atenção:
LAVANDO O MOTOR
Coloque o motor ligado, com 2 volts, em uma solução com agua e sabão, depois em um copo só com agua. Logo em seguida deixe ele ligado, pode até aumentar a tensão, até o motor estar levemente seco. Bom fazer isso em uma fonte com proteção de sobre corrente.
TIRANDO VOLTA DO MOTOR
Eu não indico fazer isso sem experiencia, ou melhor testar com um motor lento, como RX 42 ou RX 41.... assim não perde um motor bom se acontecer algo errado.
BALANCEANDO MOTOR
Motores da linha Pro já vem balanceador, mas tirar volta do enrolamento desbalanceia. Balanceamento faz muita diferença no carro e no rendimento do motor, mas precisa de equipamento especifico e caro.
TORNEANDO COLETOR
Faz muita diferança no torque e rotação do motor, precisa de um torno de coletor, mas existe bastante no mercado, uso um que faz torno de coletor com ferramenta diamantada e também faz torneamento de pneus. ( temos na nossa loja pra vender, www.americanaautorama.com.br )
ADIANTANDO COLETOR
O SCX é a marca mais fácil de fazer, olhando do lado do coletor gire ele no sentido horário, não vire muito. Quanto mais virar mais aumenta a rotação, mas perde torque. E também o fio pode quebrar....
Melhor tornear coletor depois de adiantar.....
Mas tome cuidado com o regulamento do campeonato, como disse o Wadão. Alguns regulamentos não pode correr com o motores aberto
Espero ter ajudado.....
Pablo
www.americanaautorama.com.br
Apesar da marca SCX ser um marca tipo brinquedão tem o melhor motor pra mexer, da pra até errar, algumas coisas, e depois dá pra corrigir.
Alguns tópicos pra prestar atenção:
LAVANDO O MOTOR
Coloque o motor ligado, com 2 volts, em uma solução com agua e sabão, depois em um copo só com agua. Logo em seguida deixe ele ligado, pode até aumentar a tensão, até o motor estar levemente seco. Bom fazer isso em uma fonte com proteção de sobre corrente.
TIRANDO VOLTA DO MOTOR
Eu não indico fazer isso sem experiencia, ou melhor testar com um motor lento, como RX 42 ou RX 41.... assim não perde um motor bom se acontecer algo errado.
BALANCEANDO MOTOR
Motores da linha Pro já vem balanceador, mas tirar volta do enrolamento desbalanceia. Balanceamento faz muita diferença no carro e no rendimento do motor, mas precisa de equipamento especifico e caro.
TORNEANDO COLETOR
Faz muita diferança no torque e rotação do motor, precisa de um torno de coletor, mas existe bastante no mercado, uso um que faz torno de coletor com ferramenta diamantada e também faz torneamento de pneus. ( temos na nossa loja pra vender, www.americanaautorama.com.br )
ADIANTANDO COLETOR
O SCX é a marca mais fácil de fazer, olhando do lado do coletor gire ele no sentido horário, não vire muito. Quanto mais virar mais aumenta a rotação, mas perde torque. E também o fio pode quebrar....
Melhor tornear coletor depois de adiantar.....
Mas tome cuidado com o regulamento do campeonato, como disse o Wadão. Alguns regulamentos não pode correr com o motores aberto
Espero ter ajudado.....
Pablo
www.americanaautorama.com.br
Preparar motor
Amigo agradeço as dicas, mas para fazer essa limpeza do motor, posso mergulhar o motor num copo agua e sabão e liga-lo? por quantos minutos? Isso não queima? Qual seria a vantagem dessa limpeza? Tenho limpa contato que uso em computador é o mesmo? Quanto a preparação ainda não tenho um torno para fazer isso, mas pretendo ter. Mas novamente agradeço as dicas!
Xurito- Master
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Prepara motor SCX
Pablo, quanto a preparação de motor SCX 42 ou 42B, a sua experiencia pode nos ajudar, iniciamos recentemente encontros de réplicas em Curitiba, porem a pista que corremos não é propria para réplicas e estamos numa discussão se corremos com os motores preparados ou com o RX-4H. Hoje mesmo li o regulameto que vcs tem para as corridas de SCX GT e tem que ser o 4H? Qual seria o mais indicado para iniciar, já que estamos defeindo o regulamento das corridas?
Xurito- Master
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Prepara motor SCX
Isso mesmo coloque ele em um copo com agua e sabao segurando pelos fios que onde ele esta ligado, por cerca de 1 minuto em cada copdp. Lavar ajuda a tirar as sujeiras das buchas do motor, sujeiras entre as laminas do coletor. e também molhando o carvão ele gasta mais rápido, e assim melhora o contato como coletor.
No campeonato brasileiro de SCX, será com 4H sorteado, não pode abrir o motor! para que os pilotos tenham mais equilibrio.
Quanto a preparar um 42 eu indico só para fins didáticos, pois ele é um motor muito fraco não dá pra correr com ele.
Já o 42B é bom pra mexer, ele fica forte e rápido. Tenho um que está muito bom que parece um 4H
O 4H já é um motor bem forte e fácil de preparar, mas deixar ele mais forte do que o original é ruim pra conseguir segurar o carro na pista.
Eu indico pra quem esta começando, achar um grupo e todos correm com o motor 42B depois de um tempo de treino partirem pra o 4H. Assim não destroem o carro na primeira corrida. Usem o 42 pra treinar preparação ou jogm no lixo.
Quando for comprar o torno, fale conksco temos um excelente. Importamos com exclusividade uma parte dele e outra fabricamos aqui. Ele tornea coletor e trocando a ferramenta ele tornea pneus.... Tudo isso e mais barato que uma retifica de pneus da Hudy por exemplo.
também indico comprar um tacometro digital para medir o rpm dos motores, para testar se a preparação funcionou ou até mesmo descobrir seu melhor motor. É uma ferramenta relativamente barata, se não me engano temos na loja por 80 reais.
Abraços, Pablo
No campeonato brasileiro de SCX, será com 4H sorteado, não pode abrir o motor! para que os pilotos tenham mais equilibrio.
Quanto a preparar um 42 eu indico só para fins didáticos, pois ele é um motor muito fraco não dá pra correr com ele.
Já o 42B é bom pra mexer, ele fica forte e rápido. Tenho um que está muito bom que parece um 4H
O 4H já é um motor bem forte e fácil de preparar, mas deixar ele mais forte do que o original é ruim pra conseguir segurar o carro na pista.
Eu indico pra quem esta começando, achar um grupo e todos correm com o motor 42B depois de um tempo de treino partirem pra o 4H. Assim não destroem o carro na primeira corrida. Usem o 42 pra treinar preparação ou jogm no lixo.
Quando for comprar o torno, fale conksco temos um excelente. Importamos com exclusividade uma parte dele e outra fabricamos aqui. Ele tornea coletor e trocando a ferramenta ele tornea pneus.... Tudo isso e mais barato que uma retifica de pneus da Hudy por exemplo.
também indico comprar um tacometro digital para medir o rpm dos motores, para testar se a preparação funcionou ou até mesmo descobrir seu melhor motor. É uma ferramenta relativamente barata, se não me engano temos na loja por 80 reais.
Abraços, Pablo
Re: Prepara motor SCX
Pablo,
Valeu pelas, assim que possível quero ir ai conhecer a loja!
Valeu pelas, assim que possível quero ir ai conhecer a loja!
Xurito- Master
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Prepara motor SCX
Ouvi até dizer que o fato de se colocar o motor na água é que amacia os carvões (não sei se é verdade), mas, como foi foi falado, para preparar motores requer conhecimento e ferramentas que não nada baratas, mas, vale a pena para quem quer aprender
Re: Prepara motor SCX
Eu tenho certeza que o fato de colocar na água acelera o amaciamento do carvão, pois o carvão é um lubrificante, ele lubrifica a area de contato do coletor, e assim diminui o atrito entre eles. A água com sabão retira essa camada lubrificante e acaba gastando mais o carvão e assim ele se molda melhor no formato do coletor ! Com uma maior área de contato entre o coletor e o carvão melhor é o contato elétrico entre os dois, assim melhorando o torque do motor e evitando faísca, melhorando o RPM e a durabilidade do motor. Lembrando que depois que voce tira ele dá água (Secar bem), ele volta a ter a camada lubrificante, conservando o carvão.
Vale a pena eu contar uma história:
Na primeira vez que fui lavar/amaciar um motor na água. Colocar um motor elétrico comum na água pra um Eng. Elétrico é um pouco difícil, mas coloquei, lógico quem em uma fonte cheia de proteções, ele ficou ali uns 2 min e não aumentou a corrente consumida pelo motor com o tempo na água, parecia estar tudo sobre controle. Tirei ele da água, sequei, e medi o rpm, melhorou por volta de 3mil giros e não foi só por um periodo. O motor era pra testes então resolvi levar o negocio ao extremo. Deixei ele na água com sabão e fui tomar banho. depois de uns 20 minutos volto e a fonte estava com a proteção de curto circuito ativada. Olhei na água e ela estava toda preta. Explicação o carvão foi consumindo e soltando micro pedaços na água, água pura não conduz eletricidade, mas com cloro (Tratamento) Sabão e pedaços de grafite do carvão, aquilo virou um belo condutor. Isso prova que este processo ajuda a amaciar o carvão e pra mim que idiotas não devem tomar banho enquanto fazem testes malucos.
Abraços,
Vale a pena eu contar uma história:
Na primeira vez que fui lavar/amaciar um motor na água. Colocar um motor elétrico comum na água pra um Eng. Elétrico é um pouco difícil, mas coloquei, lógico quem em uma fonte cheia de proteções, ele ficou ali uns 2 min e não aumentou a corrente consumida pelo motor com o tempo na água, parecia estar tudo sobre controle. Tirei ele da água, sequei, e medi o rpm, melhorou por volta de 3mil giros e não foi só por um periodo. O motor era pra testes então resolvi levar o negocio ao extremo. Deixei ele na água com sabão e fui tomar banho. depois de uns 20 minutos volto e a fonte estava com a proteção de curto circuito ativada. Olhei na água e ela estava toda preta. Explicação o carvão foi consumindo e soltando micro pedaços na água, água pura não conduz eletricidade, mas com cloro (Tratamento) Sabão e pedaços de grafite do carvão, aquilo virou um belo condutor. Isso prova que este processo ajuda a amaciar o carvão e pra mim que idiotas não devem tomar banho enquanto fazem testes malucos.
Abraços,
Re: Prepara motor SCX
Xurito,
Estamos ai pra compartilhar o pouco de sabemos, entrei no hobby esfriar a cabeça e principalmente pra fazer amigos. Aqui em Americana o clima é este, tem competição e a briga é acirrada, mas acima de tudo somos amigos.
Veja se consegue nos fazer uma visita, avisa antes, pq as vezes rola um churrasquinho uma costela no bafó essas coisas ruim, sabe ?
Vamos cediar o Brasileiro de SCX deste ano, veja se consegue vir correr ! Já tem um pessoal de MG, PR, GO e claro SP inteiro. Veja o link do campeonato aqui no forum https://slot-masters.forumeiros.com/t173-iii-copa-brasil-de-gt-scx
Abraços,
Estamos ai pra compartilhar o pouco de sabemos, entrei no hobby esfriar a cabeça e principalmente pra fazer amigos. Aqui em Americana o clima é este, tem competição e a briga é acirrada, mas acima de tudo somos amigos.
Veja se consegue nos fazer uma visita, avisa antes, pq as vezes rola um churrasquinho uma costela no bafó essas coisas ruim, sabe ?
Vamos cediar o Brasileiro de SCX deste ano, veja se consegue vir correr ! Já tem um pessoal de MG, PR, GO e claro SP inteiro. Veja o link do campeonato aqui no forum https://slot-masters.forumeiros.com/t173-iii-copa-brasil-de-gt-scx
Abraços,
Re: Prepara motor SCX
sso prova que todo teste exige atenção geek eu tenho uns motores mura antigos aqui em casa e vou fazer esse teste só para ver no que vai dar. Na verdade, farei algum dia !!! Bem, sou de Curitiba e amigo do xuritoe posto nossas peripércias no meu blog que está cadastrado no perfil e será muito interessante conhecer como são organizadas as corridas em sua pista.
A nossa realidade é diferente, pois, estamos usando uma pista de slot normal aonde a loja usa para aluguel de carrinhos, então tivemos que adaptar espuma no pneu traseiro e agora todas as segundas, nos reunimos para correr. No blog tem algumas fotos, mas preciso postar mais assim que possível
Abraço
Admin, criei um tópico por engano, me desculpe, pode apagar se quiser !!!
A nossa realidade é diferente, pois, estamos usando uma pista de slot normal aonde a loja usa para aluguel de carrinhos, então tivemos que adaptar espuma no pneu traseiro e agora todas as segundas, nos reunimos para correr. No blog tem algumas fotos, mas preciso postar mais assim que possível
Abraço
Admin, criei um tópico por engano, me desculpe, pode apagar se quiser !!!
Re: Prepara motor SCX
Só para reforçar o blog é “buteco de autorama” e hoje temos mais um encontro réplica!
Seria muito bom fazermos uma visita ai na pista de Americana são só 500km daqui!
Como disse nosso amigo, a realidade da nossa pista e outra, mas atualmente estamos correndo com motores 42b preparados que andam junto com os 4H ou mais!
As dicas de como preparar esses motores muito válidas, para pessoas como eu, que estão começando agora e querem entender tudo do hobbie.
Abraços Gustavo
Seria muito bom fazermos uma visita ai na pista de Americana são só 500km daqui!
Como disse nosso amigo, a realidade da nossa pista e outra, mas atualmente estamos correndo com motores 42b preparados que andam junto com os 4H ou mais!
As dicas de como preparar esses motores muito válidas, para pessoas como eu, que estão começando agora e querem entender tudo do hobbie.
Abraços Gustavo
Xurito- Master
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/07/2011
Re: Prepara motor SCX
Admin, criei um tópico por engano, me desculpe, pode apagar se quiser !!!
sem problemas, está relacionado ao tópico motor..
abraxx
Re: Prepara motor SCX
Olá a todos os colegas. Estou conhecendo hoje o fórum e achei muito interessante, um espaço para discutir sobre slot car. Principalmente sobre réplicas que é a minha paixão.
Em especial, fiquei muito interessado no assunto aqui abordado pelo tópico, sobre preparação de motores.
Tenho vários motores 42 e 42B sem uso e novos, pois troquei todos eles por 4H. Agora gostaria muito de aprender a preparar esses motores. Como seria o procedimento de desenrolar e remover o fio do induzido? O procedimento de adiantamento e passe no coletor eu conheço, mas fiquei muito interessado em poder melhorar ainda mais o rendimento com a redução das voltas do induzido.
O procedimento seria desenrolar todo o fio do induzido e enrolar novamente com um número menor de voltas? Caso seja isso, qual seria o número de voltas que vocês indicam?
Caso os colegas de hobby puderem ajudar, eu agradeceria de coração.
Marcelo
Em especial, fiquei muito interessado no assunto aqui abordado pelo tópico, sobre preparação de motores.
Tenho vários motores 42 e 42B sem uso e novos, pois troquei todos eles por 4H. Agora gostaria muito de aprender a preparar esses motores. Como seria o procedimento de desenrolar e remover o fio do induzido? O procedimento de adiantamento e passe no coletor eu conheço, mas fiquei muito interessado em poder melhorar ainda mais o rendimento com a redução das voltas do induzido.
O procedimento seria desenrolar todo o fio do induzido e enrolar novamente com um número menor de voltas? Caso seja isso, qual seria o número de voltas que vocês indicam?
Caso os colegas de hobby puderem ajudar, eu agradeceria de coração.
Marcelo
Marcelo Yamada- Master
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/11/2011
Re: Prepara motor SCX
Olha que eu vejo o pessoal fazendo por ai, eles apenas desenrolam umas 20 voltas soldam e montam novamente...sem desenrolar tudo pra depois reenrolar....
abraxx
abraxx
Re: Prepara motor SCX
Marcelo Yamada escreveu:Olá a todos os colegas. Estou conhecendo hoje o fórum e achei muito interessante, um espaço para discutir sobre slot car. Principalmente sobre réplicas que é a minha paixão.
Em especial, fiquei muito interessado no assunto aqui abordado pelo tópico, sobre preparação de motores.
Tenho vários motores 42 e 42B sem uso e novos, pois troquei todos eles por 4H. Agora gostaria muito de aprender a preparar esses motores. Como seria o procedimento de desenrolar e remover o fio do induzido? O procedimento de adiantamento e passe no coletor eu conheço, mas fiquei muito interessado em poder melhorar ainda mais o rendimento com a redução das voltas do induzido.
O procedimento seria desenrolar todo o fio do induzido e enrolar novamente com um número menor de voltas? Caso seja isso, qual seria o número de voltas que vocês indicam?
Caso os colegas de hobby puderem ajudar, eu agradeceria de coração.
Marcelo
Boas,
Já fiz algumas "alterações" em motores 42B, e vou compartilhar o que aprendi:
1. Adiantar coletor eu não recomendaria pq o motor costuma perder freio;
2. O passe no coletor surte um efeito ótimo, diminuindo o consumo, a temperatura do motor, aumentando torque e potência e, claro, o giro;
3. O balanceamento do induzido só compensa se for muito bem feito. Mas precisa ter certeza antes que o eixo do induzido não está torto, caso contrário nem compensa investir no motor;
4. Re-enrolar o motor só compensa qdo o enrolamento original está em curto, motor "fumado". Para o 42B nesse caso costumo utilizar fio 33 awg 180º, dá pra colocar até 125 voltas em cada banco e assim vc vai ter um motor mais forte que o 4H e com comportamento mais linear;
5. A retirada de espiras é a que surte mais efeito na preparação do motor. 10 a 15 voltas a menos em cada banco resulta em um motor rápido, sem se torna canhão. 20 voltas a menos o 42B vai incomodar bastante os 4H, porque vai girar igual a eles sem ser "agressivo", resultando numa pilotagem mais tranquila. 25 voltas a menos em cada banco já começa a comprometer a durabilidade do motor, pois o fio original (34 awg) é fino demais para a corrente que ele começa a puxar (cerca de 0.8 ampere), além do que o coletor original não suporta essa corrente toda ...
Em todos os casos, caso esteja querendo criar um motor para competição, reveja os pontos de solda do coletor, tente utilizar material com ponto de fusão maior, pois as soldas comuns costumam "derreter" no meio da corrida, "fritando" o coletor ...
E antes de alterar qualquer ítem, veja se o regulamento do campeonato permite tais alterações e, também, se vc tem a habilidade necessária.
Espero ter contribuído com todos.
Abraços
Baccelli
Baccelli- Master
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/09/2012
SLOT-MASTERS :: OFICINA :: Motor
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